A32 liga Norte e Centro do País

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Auto-estrada permite descongestionamento da rede viária local

A A32 permite a ligação entre o centro e o norte do país, assegurando a ligação entre os principais centros urbanos da banda oriental do litoral da região centro, nomeadamente Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra, descongestionando a rede viária local e promovendo o desenvolvimento económico das zonas interiores.

Para além da A32, a concessão Douro Litoral inclui a A41 – CREP (Cintura Regional Exterior do Porto) e a A43/IC29, radial de Gondomar.

A A41 – CREP permite a ligação directa entre a A1 – Auto-estrada do Norte e a A4 – Auto-estrada Porto/Amarante, funcionando como um eixo privilegiado para os tráfegos de continuidade que, a partir das zonas a Sul do Porto, se dirigem para toda a região Nordeste do país (concelhos de Valongo, Paredes, Penafiel e região de Trás-os-Montes). Esta via interliga-se também com a A43/IC29, radial de Gondomar, permitindo a ligação à zona urbana do Porto através da Via de Cintura Interna (A20/IC23).

Formas de pagamento

A A32 é portajada em toda a sua extensão. À semelhança do que sucede nas mais recentes auto-estradas, o pagamento pode ser realizado através do sistema Via Verde ou da via Manual semi-automática. O acto de pagamento com a nova Via Manual é idêntico ao dos parques de estacionamento, realizado através de um equipamento embutido na cabine de portagem, onde o cliente controla toda a operação, recorrendo a todos os métodos habituais de pagamento, como Multibanco, moedas ou notas.

Características gerais da A32

Extensão: 34 quilómetros

Investimento: 350 milhões de euros

Nós de ligação: 8

Perfil: 2x2 vias (16,1 km) e 2x3 vias (18,1 km)

1 túnel com 310 metros de extensão